Quanto vale um grupo no Facebook?

É muito difícil mensurar o valor financeiro de um grupo na Facebook, mas este valor existe, e empresas e pessoas pagam este valor quando entendem que ele é justo e factível.
Pense em um grupo na Facebook como um grande compêndio de pessoas interessadas em um tema. E neste momento se começa a construir o raciocínio que determina o valor de um grupo.

Primeiro: qual o motivo central da existência deste grupo?
É um grupo de fãs de algum esporte ou atividade intelectual?
É um grupo de torcedores? De fãs de um cantor ou grupo musical?
É um grupo interessado em algum tipo especifico de produto ou estilo? Grife, marca ou alguma outra característica?
É um grupo que compra, vende ou troca algo? Ou de pessoas que presta algum tipo de serviço, ou mesmo consome este serviço?
Se pesquisarem, verão que grande parte dos grupos do Facebook referem-se ao consumo de algum produto, marca ou serviço. Somos movidos a nossos interesses enquanto consumidores.
E mesmo grupos que aparentemente não se relacionam ao comércio, tem produtos que se aderem ao perfil predominante de seus membros.
Um grupo de estudos religiosos é compatível com a venda de livros, ou assinatura de revistas, ou outros produtos, de cunho religioso.

Segundo: qual a quantidade de membros?
Obviamente quanto maior a quantidade de membros mais valioso é um grupo. Mas mais importante do que o número absoluto é o número qualificado, ou seja, quantos membros do grupo interagem no grupo.

Terceiro: quantos grupos equivalentes existem?
Um grupo com um interesse pouco usual, ou menos pulverizado, que, portanto, concentre um grande percentual de pessoas interessadas no tema do grupo, tem grande valor para empresas de nicho.

Via de regra pode-se dizer que, um grupo de Facebook vale o custo equivalente ao número de seus membros, qualificados, analisados dentro do ambiente que o produto ou marca existem. Ou pela capacidade deste grupo gerar renda por via de comercialização de produtos ou serviços.
Enfim. Como publicidade vale o custo de impulsionamento pelo próprio Facebook em um período de 24 ou 36 meses, para uma seleção equivalente.
E para venda, a capacidade de gerar caixa em período equivalente com a venda de produtos e serviços relacionados.

São critérios muito parecidos com os utilizados para se avaliar uma empresa, o que demonstra que estes grupos, assim como outros componentes do mundo virtual, são cada dia mais reconhecidos como ativos equivalentes a empresas.

Em todo o caso, para vender ou comprar um grupo no Facebook, procure o e-staleiro.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fintechs

Gerar dinheiro no mundo digital.

Patrimônio Digital